O primeiro contato do paciente com o fisioterapeuta se dará na fase aguda, no ambiente hospitalar.
No hospital, o paciente será tratado com a fisioterapia respiratória para melhora da sua capacidade pulmonar e com a fisioterapia motora para melhora da sua condição postural e física, com posicionamentos no leito, mobilizações e exercícios de alongamento e fortalecimento.
Após a alta hospitalar, se o paciente permanecer com sequelas motoras ou cicatriciais, será necessário o tratamento da fisioterapia ambulatorial.
Na fisioterapia ambulatorial, de acordo com avaliação motora e cicatricial, o paciente será tratado com técnicas da fisioterapia, cinesioterapia e eletroterapia ( ultrassom, FES, LASER,etc).
Outros recursos terapêuticos poderão ser solicitados ao paciente :
Malha Compressiva
"A Compressão através de malhas compressivas tem ampla aplicação no tratamento das cicatrizes causadas por queimaduras. Estas malhas compressivas devem ser confeccionadas sob medida, o material utilizado é 67% de nailon 33% de latex capazes de proporcionar uma compressão superior a capilar, de aproximadamente 25mmHg.
Para que os objetivos propostos sejam atingidos através da compressão cicatricial, deve se iniciar o uso precoce (após epitelização completa) por 23horas/dia (retirada apenas para higiene pessoal) e trocada sempre que necessário. A orientação quanto ao uso é de extrema importância já que se trata de um tempo de uso prolongado, cerca de 12 a 36 meses , e para tanto requer cooperação total do paciente.
De modo geral, nota se que o uso adequado de compressão em cicatrizes hipertróficas imaturas, diminui prurido e sensação de ferroada , favorece o turgor e a elasticidade da pele , trazendo grande benefício funcional e estético , prevenindo ou minimizando as sequelas de queimaduras.
Placa de Silicone:
O silicone utilizado para o tratamento das cicatrizes de queimaduras , apresenta se como gel sólido e constitui produto não medicamentoso, atóxico, hipoalérgico e lavável. Disponível em placas, puras ou revestida com tecido recortáveis para melhor adaptação .
Tem se visto que o contato direto do gel sólido com a pele lesada (após cicatrização) previne a formação fibrótica e acelera a reabsorção das cicatrizes hipertróficas quando conciliado ao tratamento pressórico, sob malha compressiva. O tempo de uso recomendado é de 6 a 8 horas por dia, podendo a chegar a 12 horas por dia.
Alguns cuidados e precauções devem ser tomados , tais como não perfurar o silicone, lava lo com água corrente e sabão neutro, e polvilhar talco depois de seco. O ideal é começar o tratamento com um plano de horas de uso progressivo para evitar reações cutâneas como dermatite de contato". ( Tratado de queimaduras, Cap 51, Tratamento Fisioterápico das Cicatrizes .Ano 2004- Edmar Maciel e Maria Cristina Serra)
O atendimento fisioterapêutico no paciente queimado é fundamental para minimizar, prevenir e tratar as sequelas motoras e cicatriciais, visando a melhora da qualidade de vida e proporcionando a reintegração social destes pacientes.
ANA PAULA BATISTA DE OLIVEIRA.