Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimadura

TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS QUEIMADURAS

A queimadura é o ambiente ideal para a instauração de uma infecção, como consequência do cometimento da pele, que é o órgão primordial para a defesa do organismo da entrada de germes. A infecção associa-se com diversos fatores de risco, principalmente relacionados com o agente infeccioso em si, como a sua capacidade de replicação, virulência e resistência às barreiras de defesa naturais ou mesmo às terapias antimicrobianas, assim como a fatores relacionados com o hóspede em decorrência da sua idade, extensão e profundidade da queimadura, estado nutricional e doenças associadas, entre outros.

O paciente grande queimado é mais suscetível a infecções, em decorrência de imunossupressão e perda de cobertura cutânea. Além disso, as internações prolongadas associadas às medidas invasivas, como ventilação mecânica, cateterização vascular e vesical, expõem ainda mais esses pacientes a infecções nosocomiais.

Os avanços da saúde no tratamento de queimados têm melhorado a qualidade de vida das vítimas de queimaduras.



TIPOS DE TRATAMENTOS

Substitutos Cutâneos (Coberturas Provisórias)

A solução consagrada pela cirurgia plástica para perdas do revestimento cutâneo é a enxertia de pele autógena (do próprio indivíduo), porém há casos em que ocorre escassez de áreas doadoras, como em grandes queimados. Atualmente, há muito interesse por materiais biológicos, biossintéticos ou sintéticos que possam substituir a pele, mesmo que provisoriamente, diminuindo o risco de infecções até o momento de uma cobertura definitiva das feridas. Existe uma grande variedade de substitutos cutâneos com diferentes aplicações, vantagens e desvantagens. Infelizmente, a maioria desses materiais ainda é muito cara ou não é liberada na maioria dos Centros de Tratamentos de Queimados existentes no Brasil.


Sequelas de Queimadura


CIRURGIA RELACIONADOS A RETALHOS E ENXERTIA


DIFERENÇAS ENTRE QUELOIDE E CICATRIZ HIPERTRÓFICA

O processo de cicatrização normal e desejável é aquele que leva à formação de uma cicatriz plana, clara e que se limite ao local da pele que foi ferido. Tanto o queloide quanto a cicatriz hipertrófica são formas anormais de cicatrização, já que levam ao aparecimento de cicatrizes grandes e esteticamente incômodas. O queloide é uma cicatriz espessa, com alto-relevo, dura e de coloração avermelhada/violácea. Em pessoas de raça negra, ela pode ser bem escura. É comum haver coceira ou dor, principalmente nas primeiras semanas após o evento que originou a ferida. Porém, a principal característica do queloide é o fato dele não se restringir à área lesionada. A cicatriz com queloide tende a "invadir" áreas saudáveis da pele ao redor da ferida e pode continuar a se expandir lentamente ao longo dos anos. A cicatriz hipertrófica, por outro lado, surge com cerca de 2 semanas. Ela, nos primeiros meses, pode até tornar-se grande, avermelhada e com alto-relevo, mas tende a ficar restrita à área da ferida. Outra grande diferença é o fato da cicatriz hipertrófica regredir com o tempo, ficando mais fina e com a cor semelhante à da pele. Na fase de regressão, que pode demorar de 1 a 2 anos, a cicatriz hipertrófica pode ficar até uma pouco mais profunda que a pele. Em casos de feridas grandes e em áreas de acúmulo de gordura, essa depressão também pode ser esteticamente incômoda.


LASER DE CO2 FRACIONADO

O envelhecimento é um processo natural ao qual todas as pessoas estão sujeitas. O corpo todo envelhece, mas é a pele que mais aparenta o passar dos anos. Rugas, manchas e marcas de expressão surgem, principalmente no rosto, dando um aspecto de cansaço e envelhecimento. Mas, felizmente, hoje há diversos tratamentos e recursos para combater ou até mesmo para retardar o envelhecimento facial. Um dos recursos mais usados hoje para o rejuvenescimento facial é o Laser de CO2 fracionado. Segundo o cirurgião plástico, Dr. Luiz Philipe Molina Vana, o laser é um aparelho que amplifica a luz e emite radiações que alteram a fisiologia da pele. "A primeira geração de lasers para o rejuvenescimento foi criada há mais de 20 anos. O Laser de CO2 fracionado é uma evolução do laser de CO2, cujas vantagens em relação ao método não fracionado são uma recuperação mais rápida e menos efeitos colaterais. Entretanto, os dois podem ser utilizados e a escolha dependerá dos objetivos do tratamento", comenta Dr. Molina. Confira agora as principais dúvidas em relação do laser de CO2 fracionado:

JUNTE-SE A NÓS

Se você é vítima de queimaduras